Dia da Mãe

Olá minhas leitoras, como o dia da mãe é já no próximo mês, e todas nós queremos agrada-las e faze-las se sentirem ainda mais especiais nesse dia, resolvi fazer este post, onde enclui algumas opções de presentes, poemas, e as sua origens e histórias.

.

 

Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, mãe de Cristo.

A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para estas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas.

Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

Frases para o Dia da Mãe

  • Feliz Dia da Mãe, não tenho palavras para descrever tudo o que sinto por ti, por isso quero agradecer-te por cuidares de mim e por me dares muito amor! Adoro-te!
  • Feliz Dia da Mãe! Que Deus te abençoe e te proteja para que continues a ser a mãe linda, maravilhosa, carinhosa, amorosa e dedicada que és. Um beijo muito especial da tua filha (o) que te ama muito!
  • Parabéns Mãe! Quero te lembrar-te mais uma vez que te amo muito e que és muito especial e importante para mim. Obrigado por todos estes anos de amor, carinho, compreensão, dedicação e companheirismo. Adoro-te muito mãe!

Prendas para o Dia da Mãe

Para mães que adoram moda

  • Carteira
  • Jóias
  • Produtos cosméticos
  • Conjunto de malas de viagem
  • Sessão de personal shopper
  • Perfume

Para mães que adoram decoração

  • Cheque prenda
  • Livros
  • Flores e plantas
  • Massagem num SPA
  • Sessão fotográfica com os netos

Para mães que adoram novas tecnologias

  • iPad
  • iPhone
  • iPod
  • Moldura digital
  • Vídeo com testemunho dos filhos e netos

Para mães que adoram cozinhar

  • Caixa com cupcakes
  • Workshop de sushi
  • Cesto de produtos gourmet
  • Máquina de café
  • Bimby

Para mães que adoram viajar

  • Livros
  • Bilhetes para um concerto / cinema / teatro
  • Passeio de barco

Poemas para o Dia da Mãe

Poema à Mãe, de Eugénio de Andrade

No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.

Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.

Tudo porque ignoras
Que há leitos onde o frio não se demora
E noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;

Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;

Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal...

Mas - tu sabes - a noite é enorme,
E todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
Dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Poema "Porque os outros se mascaram mas tu não", de Sophia Mello Breyner Andresen

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Princess ^.^

Tópico: Dia da Mãe

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Página inicial

Livros Dezembro 2015 e Janeiro 2016

Olá Queridas Leitoras! Tudo bem? Acabei hoje mesmo de ler um livro e pensei e se eu fizesse um post com os livro que li nestes últimos dois meses? E aqui estamos nós! Eu sei que o mês ainda não acabou pelo que devia fazer este post apenas no final deste mês, mas não posso ler mais livros até ás...
Ler mais

Caixa de sonhos

Olá Minhas Queridas Leitoras! Mais um ano passou e mais um chegou! Eu sei que me desliguei MUITO do blogue mas agora vou recomeçar a postar pelo menos dois posts por semana. E o primeiro post deste ano irá ser sobre o que é e como fazer uma caixa de sonhos. Para começar esta ideia apareceu quando...
Ler mais

Como Fazer Panquecas

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Hoje decidi fazer um post sobre com fazer panquecas. Ingredientes: 1 chávena de chá de leite 1 chávena de chá de farinha de trigo 1 colhe de soupa de manteiga 1 ovo grande Preparação:   Num liquidificador adiciona...
Ler mais

Capas de Telemóvel

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Hoje decidi fazer um post com imagens de diferentes capas para telemóveis. Princess *.*
Ler mais

Preparar para o Início das Aulas

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Como as aulas estão quase quase a começar, decidi fazer um post para vocês se sentirem mais preparadas para enfrentar o regresso ás aulas. 15 DIAS ANTES: mantém a calma Não, mesmo após mais de dois mesas sem aulas, não te esqueceste de...
Ler mais

Mochila e Material Escolar

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Hoje resolvi fazer um post sobre o material escolar. Vamos a isso? Material escolar:   Capa e Caderno:     Estojo:   Mochila:   Princess *.*  
Ler mais

Estudar nas Férias

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. A escola está quase a começar e durante as férias os nossos cérebros têm tendência para fazer uma limpeza colocando tudo o que aprendemos na escola no sótão bem escuro da nossa cabeça. Mas mesmo assim podemos relembrar o que foi aprendido...
Ler mais

"My Clothes Time"

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Hoje o post é dedicado a todas aquelas raparigas que na hora de escolher a roupa com que vão sair, entram em curto circuito e acabam por desarrumar o armário todo! Infelizmente eu também pertenço a esse grupo de raparigas XD, mas felizmente...
Ler mais

Kit Festa do Pijama

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Eu já fiz um post sobre como fazer uma festa do pijama, agora este é sobre o que precisamos de levar para uma se formos convidados. Pijama; Pantufas; Muda de roupa; Escova de dentes; Salgados e...
Ler mais

Festa de Pijama

Olá Minhas Leitoras Preferidas! Tudo bem? Espero que sim. Hoje decidi fazer um post sobre como fazer uma Festa de Pijama, vamos a isso? Pede autorização aos teus pais; Escolhe um dia de preferência numa sexta ou num sábado e convida as tuas amigas; Limpa a casa antes da festa; Prepara as...
Ler mais